Comitiva da Escola de Formação Lycée International des Métiers Lautreamont visita o MZFS

Uma comitiva da Escola de Formação Lycée International des Métiers Lautreamont, que fica em Tarbes, na França, esteve nesta terça-feira (28) no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A visita técnica foi coordenada pela Assessora Especial de Relações Institucionais (Aeri). O objetivo foi apresentar as atividades da universidade e estabelecer futuros acordos de cooperação. Foram visitados espaços como os museus Casa do Sertão e de Zoologia. O encontro foi acompanhado por representantes do Senac de Salvador e Feira de Santana, parceiros da instituição francesa.

Fizeram parte da comitiva a diretora da Escola de Formação, Ana Maria Celma-Bernuz, e a professora Cristina Silva, franco-brasileira que ensina Língua Portuguesa na instituição e contribuiu com as traduções durante o encontro. Para Ana Maria, estar na Uefs é muito importante porque ela soube do curso de Francês que milita pelo ensino da língua aqui e acha muito importante apoiar isso, da mesma forma que ela apoia o ensino de Português na França. A diretora ainda afirmou estar contente por representar a França no Brasil.

O encontro foi intermediado pelo professor do Departamento de Letras e Artes (DLA) Claudio Cledson. O docente ressaltou os interesses comuns entre as duas instituições, especialmente nas áreas de cultura popular e engenharia de alimentos. ”Eles trabalham com a formação em gastronomia, mas têm interesses também com a área cultural porque a escola fica em um local turístico e forma profissionais para atuar no campo turístico, o que envolve biologia, geografia e história. Eles também têm alguns postos de professores assistentes de Língua Portuguesa”, afirmou.

Após as visitas aos museus, o grupo seguiu para uma reunião no prédio da Administração Central que contou com a presença do reitor, Evandro Nascimento, e da pró-reitora de Extensão, Rita Brêda, de chefes de unidades, diretores de departamentos, coordenadores de colegiados, professores e membros da equipe da Aeri. ”As parcerias internacionais propiciam o enriquecimento das atividades de ensino e de intercâmbio cultural dos nossos estudantes. A nossa Assessoria de Relações Institucionais sempre busca acolher a possibilidade de novas colaborações. Estamos prontos para dialogar e identificar na nossa instituição pesquisadores e departamentos com interesse na colaboração”, explicou o reitor.

O diálogo com a instituição francesa foi celebrado pela Assessora Especial de Relações Institucionais da Uefs, Soanne Oliveira, que destacou a possibilidade de acordos de cooperação. ”São opções não só para os discentes, mas também para os docentes fazerem pesquisas. É um campo aberto que a gente vai fomentando os acordos para dar possibilidades para as pesquisas serem ampliadas. Isso engrandece a Uefs e faz com que o nome e a pesquisa da universidade continuem sendo de excelência e para os quatro cantos do mundo”.

Fonte: https://www.uefs.br/2023/03/5032/Comitiva-de-escola-de-formacao-francesa-visitou-a-Uefs.html