A Divisão de Etnozoologia do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana – MZFS ocupa-se com ações extensionistas transdiciplinares relacionadas com os pensamentos, percepções (conhecimentos e crenças), sentimentos (representações afetivas) e comportamentos (atitudes) que os seres humanos expressam em relação à diversidade de espécies animais que habitam ou habitaram o planeta. Tal divisão recebe alunos do curso de graduação de Ciências Biológicas que buscam desenvolver estágios voluntários e curriculares, além de iniciação cientifica e trabalhos de conclusão de curso nesta temática. Os interessados desejam conhecer como conceitos, percepções e comportamentos sobre os animais são transmitidos de geração a geração por meio da tradição oral, a qual é um veículo importante para a difusão de informações biológicas nesta área.
Considerando que o conhecimento zoológico tradicional é o resultado de muitas gerações de saberes acumulados, experimentação e troca de informação, espera-se que os conhecimentos que
sociedades indígenas e tradicionais possuem sobre o comportamento, hábitos alimentares ereprodução dos animais silvestres possam ser aproveitados tecnicamente para acumular informação zoológica e iniciar ensaios de manejo e uso sustentável das espécies. Neste sentido a divisão de Etnozoologia vem colaborando com trabalhos, projetos, e ações relacionadas ao saber popular sobre os animais, visando contribuir na formação histórica e cultural da sociedade. Um pequeno acervo de artefatos etnozoológicos encontra-se em exposição no MZFS.
Coordenador da Divisão e curador da coleção didática: Eraldo Medeiros Costa Neto Contato: eraldomcosta@gmail.com