Além disso, promove uma comunicação dialógica entre as unidades escolares e o museu, colaborando para a formação do espírito científico de estudantes, em especial dos professores da educação básica, que são os principais agentes do processo educacional.
Diversas ações proposta pela DEADD
Visando concretizar os saberes curriculares a serem aplicados pelos docentes em sala de aula, a DEADD confecciona, para empréstimo, materiais pedagógicos diversos que complementam o currículo escolar. Tais objetos são utilizados, pela comunidade estudantil em projetos educacionais a exemplo do PIBID/UEFS e também em aulas práticas das disciplinas zoológicas.
O acervo da DEADD está constituído por aproximadamente 150 peças que englobam materiais taxidermizados, réplicas de animais recentes e fósseis, espécimes em via úmida, esqueletos ligamentários, crânios e pós-crânios de diferentes vertebrados, além de maquetes biológicas, banners, folhetos, cartilhas, livros, materiais gráficos, filatelia, mídia digital (CD’s, DVD’s), todos relacionados com o conteúdo zoológico.
Acervo da DEADD
Na DEADD, as exposições têm caráter de longa e curta duração, estas últimas alinhadas com as temáticas desenvolvidas pelos eventos nacionais de natureza científica, a exemplo da Semana e Primavera de Museus (IBRAM) e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (MCTIC), além de eventos externos no município de Feira de Santana. Através dos programas PIBEX e Bolsa Acadêmica, graduandos do curso de Ciências Biológicas aprimoram a sua formação desenvolvendo atividades de mediação entre o MZFS e o público visitante, contribuindo para sua formação futura enquanto biólogos. O público visitante registrado pela DEADD engloba visitas espontâneas e visitas agendadas pela rede pública e/ou particular de ensino de Feira de Santana e microrregião, além de Graduandos de diversas universidades brasileiras.